Expressando condição no Diagrama de Sequência (UML2.2)

[referência imagem: en.wikipedia.org]

A UML é uma poderosa ferramenta para modelagem, no entanto poucos conhecem a possibilidade de expressar o "if" ou o "while" em um diagrama de sequência. Diagramas de sequência possuem diversos níveis dentro do processo de "Análise", e documentam o lado "comportamental" do sistema.

Dentre os diversos níveis que existem, destaco dois: um de nível de sistema, representado na segunda figura, e o nível detalhado, que detalha as entidades dentro do sistema que participam de determinada tarefa. O nível de sistema é utilizado só para entender o sistema em um nível alto, o mais interessante é o nível detalhado que requer um conhecimento maior pelo "programista" e serve como entrada para elaboração da arquitetura do sistema como um todo. Ainda no nível detalhado, é possível observar já a assinatura dos métodos e parâmetros de entrada. Para mais detalhes, recomendo a apostila de análise [3].

Aqui um diagrama didático [1, 2] mais genérico das opções:


Um outro exemplo simples e didático de modelagem usando "if". Aqui o Sistema modelado é de gerenciamento de conferências e o caso de uso é "Avaliar Trabalho". O Diagrama de sequência ilustrado está no nível de sistema. Observe que não é possível saber quais entidades dentro do sistema realizam esta tarefa, e também não é possível identificar a assinatura dos métodos. Tudo isso é detalhado em um próximo nível.



Um exemplo mais detalhado de um diagrama de sequência detalhado é ilustrado na figura a seguir. Note que é possível ver os métodos de cada uma das entidades envolvidas, assim como os parâmetros necessários para cada execução de cada um deles. A modelagem considera o padrão arquitetural MVC (Model-View-Controller).



[Conteúdo revisado em Dezembro de 2020]

Já pensou em fazer mestrado e doutorado? Dá uma olhada nas minhas dicas aqui.


Referências:

[1] Balzert Heide. UML 2 Compacto. 2007.
[2] UML 2.2. Acessado em: 08/Abr/2013. Disponível em: http://www.omg.org/spec/UML/2.2/
[3] Rubira e Brito. Apostila de Introdução à Análise Orientada a Objetos. Instituto de Computação, Unicamp, 2012.

Continue reading

Posts Populares

DISCLAIMER / AVISO

This is my personal blog to expose and exchange ideas. It DOES NOT REFLECT the view of my employers.

Este blog é pessoal e foi criado para compartilhar idéias. Ele NÃO REFLETE o ponto de vista de meus empregadores.